"Menstruação é não é só para mulheres", diz ativista trans com relato inspirador
julho 27, 2017"Menstruação é não é só para mulheres", diz ativista trans com relato inspirador
A menstruação ainda é um assunto que envolve muitos tabus, mas o debate recente sobre o tema está ajudando a reduzir esse problema. Mas quando falamos em homens trans, a coisa fica mais complicada, pois pouco se fala sobre essa questão de grande importância para quem não se identifica com seu gênero.
O ativista Cass Clemmer quer mudar isso e fez uma declaração inspiradora sobre como o período menstrual não afeta somente mulheres. Ele compartilhou uma foto no Facebook onde aparece com a calça manchada de sangue com uma placa que diz: ‘menstruação não é só para mulheres #sangrandoenquantotrans’. A foto traz na legenda um poema escrito por Cass que explica de forma intensa como a condição é tratada na cabeça de uma pessoa trans ou não-binária.
O poema usa rimas para contar sua história e como ele foi forçado a se comportar como uma menina após sua primeira menstruação. A família ficou orgulhosa, dizendo que agora seu corpo criaria formas femininas e ela seria uma mulher, o que o fez chorar.
O sangue o fez sentir como se seu corpo o tivesse traído e em um trecho, Cass afirma que “cada vez que tenho meu ciclo, é mais um dia que derrubo meu gênero”. Para educar e mostrar que os outros homens trans não estão sozinhos nessa, Cass criou também um personagem chamado Toni The Tampon, um absorvente interno que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a saúde menstrual.
Ao fim da publicação, que já conta com mais de 2.400 compartilhamentos, ela pede que as pessoas “repassem ferozmente” seu relato, para que outras pessoas na mesma situação possam sentir força e coragem para enfrentar essa batalha.
0 comentários