Dieta para quem tem H. Pylori

março 07, 2017

O que é H. Pylori?

É uma bactéria que habita o duodeno e o estômago, sendo responsável pela mais comum das infecções crônicas bacterianas em seres humanos. Também conhecida por Helicobacter pylori, a H. Pylori é uma bactéria que consegue sobreviver em um dos mais inóspitos lugares do corpo humano, o estômago. Esse órgão é extremamente ácido justamente para defender o organismo de bactérias que entram por meio dos alimentos, sendo poucos os microrganismos que ali conseguem sobreviver. A H. Pylori é um desses microrganismos que, para tanto, desenvolveu alguns truques de sobrevivência.

A H. Pylori é capaz de produzir substâncias que conseguem neutralizar a acidez do estômago, por exemplo. Além disso, a bactéria consegue atingir locais não tão ácidos do estômago, assim como de formar uma nuvem protetora que a mantem afastada da acidez e permite que se locomova pelo órgão.


Quando dentro do estômago a H. Pylori pode levar ao desenvolvimento de várias doenças e ter atenção ao que se come pode evitar pioras na condição, assim como, evitar o início de um novo quadro. A H. Pylori produz enzimas que irritam as células do estômago e deixam a camada de muco mais fraca. Essa camada de muco protege as paredes do estômago da própria acidez e, ao ficar mais fina, deixa o órgão vulnerável a ulceras e até mesmo tumores.

Como se pega a bactéria?

Não se sabe exatamente como se adquire a bactéria, no entanto, sabe-se que a contaminação pode se dar de uma pessoa infectada para outra através das fezes e do vômito. Geralmente, a contaminação se dá pela ingestão de alimentos ou de água contaminada.
Quando um membro da família adquire a bactéria, as chances de outro membro adquirir aumentam bastante. Ainda não foi comprovada a transmissão da bactéria por meio da saliva, por isso, cuidados básicos com a higiene podem manter os indivíduos afastados da H. Pylori.

O que acontece?

A H. Pylori deixa as paredes do estômago vulneráveis à acidez do próprio órgão, já que ela prejudica o muco que protege a região. Com isso, o estômago fica irritado e inflamado, o que pode provocar dores, desconforto e queimação no estômago. A gastrite é a mais comum complicação quando da bactéria. Além disso, em casos mais graves a bactéria pode ferir tanto a região que leva à formação de úlceras.
De uma forma geral, pode-se dizer que a H. Pylori provoca lesão no estômago e no duodeno sendo que, quando não tratada a condição ou quando não tomadas as devidas providencias, a bactéria pode provocar ulceras, tumores e até mesmo câncer no estômago. Os sintomas mais característicos quando da presença de H. Pylori são dor, desconforto abdominal, inchaço na barriga e rápida saciação. Em casos de úlceras pode haver fezes escuras, vômitos, náuseas e até mesmo anemia.

O que fazer?

Diante de suspeitas um médico deve ser consultado. Uma série de exames serão feitos com a intenção de identificar a presença ou não da bactéria, assim como uma cuidadosa análise dos sintomas será feita pelo profissional. Muitas pessoas convivem com a bactéria sem apresentar queixas, sendo, nesses casos, não necessários tratamentos específicos. A H. Pylori pode ser identificada por meio de exames de fezes, de respiração ou de sangue. Pacientes que reclamam de dor no estômago devem ser também submetidos a uma endoscopia para verificar o estado do órgão.
A H. Pylori deve ser combatida em casos de gastrite, de ulceras, de linfomas, de anemia, de purpura trombocitopênica idiopática, de ulceras pépticas ou sangramentos gastrointestinais. O tratamento é baseado no uso de medicamentos por 1 a 2 semanas. Após esse período novo teste é feito para verificar a presença ou não da bactéria. Por fim, cuidados com a alimentação são também indicados.
 alimentação para h pylori

Dieta para quem tem H. Pylori

Nem sempre é necessário erradicar a bactéria, sendo somente indicado quando ela está provocando transtornos. Ainda assim, alguns cuidados básicos podem evitar dores, desconfortos e podem fazer com que o indivíduo conviva bem com a bactéria. É fundamental ter atenção ao que se come quando do convívio com a H. Pylori, assim como com o que se bebe. Deve-se, por exemplo, evitar o consumo de café, de álcool, de alimentos industrializados ou picantes. A dieta de pessoas que tem H. Pylori precisa ser rica em verduras, legumes e frutas e ser pobre em gorduras. Deve-se beber sempre bastante água e não consumir refrigerantes ou bebidas gaseificadas.
Deve-se evitar frutas ácidas como o abacaxi, o maracujá e o limão, assim como doces condimentados como o leite condensado e a marmelada, por exemplo. Outra indicação para pessoas com H. Pylori é evitar embutidos, como a salsicha e a linguiça e alimentos fritos em geral. Por fim, fica contraindicado o consumo de molhos ácidos, condimentos picantes e temperos fortes quando da presença de H. Pylori.

um exemplo de dieta para gastrite: 

A gastrite caracteriza-se por uma inflamação da mucosa gástrica, geralmente manifestada por náuseas, vômito, hemorragia, dor, mal estar. 

Crises ocorrem muito freqüentemente após ingestão de alimentos específicos para os quais o indivíduo já tem sensibilidade aumentada, comer muito rapidamente, comer após emoções fortes, ou quando o indivíduo se encontra muito cansado. 

Excesso de álcool, tabaco ou alimentos muito condimentados podem ser fatores desencadeantes de crises de gastrite. 
Segue abaixo uma orientação dietética: 

Alimentos proibidos: 

- Alimentos gordurosos e frituras em geral 

- Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi) 

- Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles 

- Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas) 

- Frutas secas e cristalizadas 

- Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do pará, amendoim, pistache) 

- Feijão e outras leguminosas 

- Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, 
repolho, pimentão, nabo, rabanete 

- Café, chá preto, mate e chocolate 

- Lingüiça, salsicha , patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva 

- Bebidas alcoólicas e gasosas 

Alimentos permitidos: 

- Leite, queijo fresco, ricota 

- Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa 

- Sopas magras 

- Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas 

- Ovos cozidos, poches, quentes 

- Verduras e legumes bem cozidos 

- Frutas (exceto as mencionadas acima) 

- Pães brancos, bolachas maria, maizena e água e sal 

- Arroz, macarrão simples 

- Batata, mandioca, mandioquinha cozidos 

Recomendação importante: 

- NAO ficar por mais de 3 horas sem se alimentar

You Might Also Like

4 comentários