batata-doce engorda?
julho 13, 2017batata-doce engorda?
A batata-doce é um alimento muito consumido por frequentadores de academias e pessoas que praticam atividade física, isso porque possui baixo teor de proteínas e gorduras. Também pode fazer parte da alimentação de diabéticos, já que é uma ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, não gera picos de glicose no sangue, uma vez que a absorção do seu carboidrato é feita de forma lenta e gradual.
Além disso, a batata-doce não estimula o acúmulo de gordura localizada, proporciona mais saciedade e não sobrecarrega o pâncreas.
Dessa forma, esse tubérculo tem sido muito utilizado em dietas de quem deseja perder gordura corporal e aumentar a massa magra, desde que seu consumo esteja associado a treinos adequados e a uma alimentação balanceada.
benefícios da batata-doce
- É fonte de carboidrato complexo.
- Possui baixo índice glicêmico, já que sua absorção é mais lenta, evitando picos de insulina.
- Possui elevado teor das vitaminas A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, essenciais para pele e para a formação do colágeno.
- Algumas variedades, como a batata-roxa, possuem elevadas quantidades de antocianinas, que possuem ação antioxidante.
batata-doce engorda ou emagrece?
Nenhum alimento por si só “engorda” ou “emagrece”. O ganho de peso é resultado de uma série de fatores, que incluem a dieta como um todo, além da prática de atividade física. Como todo alimento, quando consumida em excesso a batata-doce pode contribuir para o ganho de peso, já que é uma boa fonte de carboidratos. O importante é consumi-la com moderação e evitar os exageros. Uma boa opção é prepará-la com a casca, que tem muitos nutrientes e é rica em fibras, o que aumentará a sensação de saciedade. Além disso, uma alimentação variada é essencial para a saúde, portanto, varie os carboidratos em suas refeições, para a que dieta não fique monótona.
como consumir batata-doce?
Se você ainda não sabe como fazer batata-doce, saiba que esse é um ingrediente muito versátil. A batata-doce pode ser preparada de diversas formas: cozida, na elaboração de pratos (como escondidinho) ou, ainda, como substituta do pão e de outros alimentos no café da manhã. O consumo desse tubérculo pode ser combinado com canela, mel e noz-moscada. Pode ser consumida cozida, grelhada, assada (inclusive na forma de chips), como acompanhamento para peixes e carnes, na forma de purês, em receitas de bolos, pudins, tortas e doces.
A batata-doce também é muito usada no pré-treino, já que fornece carboidrato de lenta absorção, garantindo energia constante durante todo o treino, além de ajudar na hipertrofia muscular.
batata-doce em pó
Esta é uma maneira prática de consumir a batata-doce, mais fácil de ser transportada e sem correr o risco de estragar. A versão em pó pode ser consumida diluída em água, sucos de frutas e água de coco, por exemplo.
0 comentários