Usina nuclear causa polêmica ao lançar concurso de biquíni para eleger nova estagiária
junho 28, 2017Usina nuclear causa polêmica ao lançar concurso de biquíni para eleger nova estagiária
Um concurso realizado pela usina nuclear de Temelín, na República Tcheca, deu o que falar e provou que o sexismo precisa ser combatido. Em busca de uma nova estagiária, a empresa lançou no Facebook uma disputa entre 10 candidatas.
O problema é que as capacidades profissionais não foram consideradas e elas deveriam competir pela vaga usando biquínis. As interessadas posaram para uma sessão de fotos na usina e a garota que obtivesse mais curtidas em sua foto conseguiria o estágio.
A publicação repercutiu mal nas redes sociais e vários comentários pediam boicote à empresa. Em nota, o CEZ, conglomerado ao qual a usina faz parte, afirmou que o concurso faz parte de vários programas culturais da empresa e que não tinham a intenção de ofender ninguém.
Eles apagaram a publicação do Facebook e se desculparam pelo ocorrido, dizendo que todas as candidatas ganharam o estágio. Fica o alerta para a maneira machista que a mulher é tratada no ambiente profissional. “A competição está absolutamente fora dos limites da ética. Em 2017, acho incrível que alguém possa obter vantagem profissional pela aparência”, disse Petra Havlíková, advogada em direitos humanos da ONG Nesehnutí ao Aktualne.
0 comentários