Descubra o que acontece (de verdade) quando você toma cerveja regularmente
junho 29, 2017Descubra o que acontece (de verdade) quando você toma cerveja regularmente
Todo mundo sabe o que acontece com nosso corpo quando abandonamos um mau hábito. A concentração dispara, os quilinhos a mais desaparecem e o humor melhora. Mas o que acontece se você fizer o contrário? Não estamos falando de se drogar ou comer porcarias o tempo todo. Estamos falando de beber regularmente.
Essa pergunta motivou o editor da web, Bright Side, a realizar um curioso experimento: tomar uma garrafa de cerveja todos os dias e ver qual é o impacto deste hábito em seu corpo.
Em sua coluna, o jornalista confessou que leva uma vida saudável. Normalmente, ele sai para correr todos os dias e só bebe em ocasiões especiais. Antes de começar seu experimento, ele procurou um médico para ver se estava bem de saúde, e verificou que estava.
Sua ideia era beber 5 ou 6 vezes por semana, ou seja, quase uma vez por dia, uma garrafa de cerveja. Os nutricionistas acreditam que ninguém deveria beber mais de 4 garrafas de cerveja por semana.
O primeiro dia foi ótimo: após beber, ele ficou mais relaxado e feliz. No entanto, depois de uma semana, começou a sentir dores de cabeça frequentes, algo que nunca havia acontecido antes.
Além disso, ele começou a fotografar o próprio corpo para registrar mudanças em sua fisionomia. E de fato percebeu que começou a ter olheiras e seu rosto se alargou.
Na segunda semana, o editor percebeu que tanto ir para cama quanto sair dela ficou mais difícil. Em particular, ele notou que passou a demorar cerca de 40 minutos para pegar no sono. Pela manhã, ele começou a desligar o alarme, um hábito que o fez começar a se atrasar para o trabalho.
Como se tudo isso não bastasse, o jovem ainda disse que passou a levar uma hora para acordar totalmente e começou a tomar café várias vezes, ao longo do dia, algo que nunca precisou fazer antes.
Na terceira semana, os problemas no trabalho começaram. “Meus colegas disseram que eu parecia mais irritado. Eu ficava olhando para o monitor, incapaz de me concentrar. Antes, eu conseguia trabalhar 4 horas seguidas. Naquele momento, eu só conseguia ser produtivo por uma ou duas horas”.
Assim como seu rosto, seu corpo também começou a mudar. “Antes, eu conseguia correr 10 quilômetros. Agora, mal consigo colocar uma roupa adequada e ir para a rua”. O editor passou a se exercitar apenas 5 vezes ao mês, frente às 14 que fazia antes de começar a tomar cerveja. Mas a parte mais impressionante foi o quanto ele engordou.
Preocupado com a mudança em sua fisionomia, o jornalista procurou um médico para falar dos efeitos que o álcool teve em seu corpo. O médico lhe informou que a barriga de cerveja era produto de um desajuste no seu sistema endócrino. O rosto inchado e a falta de ar eram devido a problemas circulatórios e a insônia estava relacionada com uma falha nos rins.
Parece bem claro que tomar uma cerveja por dia não faz bem para nosso corpo, por mais que alguns tentem nos fazer acreditar que o hábito não engorda e pode até ser saudável.
0 comentários