Eduardo Cunha: “Eu posso derrubar o governo Temer”
maio 19, 2017Eduardo Cunha: “Eu posso derrubar o governo Temer”
O deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse a amigos que pode “derrubar o governo” se contar tudo o que sabe. Em conversas reservadas, Cunha afirmou que foi “abandonado” pelo Palácio do Planalto e ameaça dar o troco. “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”, costuma dizer ele.
Há cerca de duas semanas, Cunha chamou aliados da Câmara para uma reunião em sua casa. Queria saber os deputados que, apesar de “ajudados” por ele, iriam traí-lo. Pela lista apresentada, 90 dos mais de cem que Cunha se gabava de manter ao seu lado votariam pela cassação. Um dos participantes do encontro deu o seguinte recado aos colegas traidores: “Preparem os capacetes porque vai chover canivete.”
Cunha é conhecido por fazer dossiês contra adversários com riqueza de detalhes. Nos últimos dias, ele teria feito chegar ao Presidente Temer que está disposto a envolver o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, em irregularidades na Caixa Econômica Federal. Moreira é amigo do presidente Michel Temer e sogro do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Um dos deputados presentes tentou saber o quanto Cunha se lembraria das reuniões comprometedoras que a equipe do governo teve com ele e a resposta foi surpreendente: “Recordo de todos os que estavam lá, do cardápio e até do vinho que tomaram”, exibindo a boa memória que promete agora usar contra quem o traiu.
Ontem mesmo, imediatamente após receber a notícia de sua cassação, Eduardo Cunha já insinuou que nenhum acordo de bastidor para o impeachment de Dilma ficará em segredo: “Eu vou contar, obviamente, tudo o que aconteceu no impeachment, diálogos com todos os personagens que participaram de diálogos comigo em relação ao impeachment. Esses serão tornados públicos na sua integralidade. O Brasil vai saber quem é quem”.
A família de Eduardo Cunha teme que ele seja vítima de queima de arquivo. Uma delação premiada poderia acabar com a vida política de pelo menos 38 dos mais poderosos nomes da política nacional na atualidade.
0 comentários