As técnicas para perder gordura que podem causar ganho de peso

maio 18, 2017


A ideia de perder peso e manter o corpo em forma pode ser assustadora, razão pela qual muita gente tenta encontrar atalhos para fugir do método antigo, testado e eficaz de “comer de forma saudável e fazer exercícios”.
Em vez disso, muitos de nós experimentam soluções rápidas, como dietas que envolvem cortar certos grupos alimentares, fazer jejum e contar calorias. No entanto, um recente estudo científico revelou que duas das técnicas mais usadas para perder peso podem, na verdade, ser contraproducentes, e acabam causando o ganho de peso.
 
Sem glúten
As dietas livres de glúten podem ser promovidas como uma boa forma de perder peso, e embora muitos nutricionistas afirmem que o glúten não é o inimigo, elas vêm se tornando cada vez mais populares. Apesar disso, especialistas espanhóis alertaram que, substituir alimentos que contêm glúten por versões sem esta proteína, pode aumentar o risco de obesidade.
The Guardian afirma que a pesquisa, realizada pelo Instituto de Investigación Sanitaria La Fe, na Espanha, mostra que muitos dos produtos sem glúten contêm altos níveis de gordura. Após comparar 655 produtos alimentares “padrão” com 654 opções sem glúten, a equipe de pesquisadores descobriu que, em média, o pão sem glúten tem mais do que o dobro de gordura das versões “normais”, e uma quantidade significativamente inferior de proteínas. Os biscoitos sem glúten também apresentam o mesmo padrão de mais gorduras e menos proteínas.
Com o tempo, os fabricantes de produtos sem glúten provavelmente trabalharão para equilibrar esta situação, encontrando maneiras de reduzir os níveis de gordura nestes alimentos. Enquanto isso, adotar um estilo de vida livre de glúten (no caso daqueles que não precisam fazer isso devido por condições de saúde), pode aumentar a probabilidade de ganhar peso. Acreditamos que este não seja o objetivo da maioria.
 
Dia do lixo
Outro conceito interessante é o do “dia do lixo”, no qual as pessoas seguem uma dieta restritiva durante seis dias da semana, mas abrem uma exceção em um dia, no qual podem comer o que quiserem. Segundo os especialistas, esta abordagem também pode levar ao ganho de peso.
The Independent conversou com James Collier, nutricionista e cofundador do site Huel.com, sobre esta técnica popular para perder peso. Ele explicou por que o “dia do lixo” costuma resultar em acúmulo de peso.
“Muitas vezes as pessoas consomem mais do que consumiriam normalmente porque estiveram se restringindo nos outros dias, e a fome pode ser amplificada”.
A ideologia de que alguns alimentos são “bons” e outros são “ruins” não é saudável, conforme a nutricionista Nichola Whitehead disse ao The Independent. Ela alertou que esta abordagem “pode promover um ciclo de restrição e compulsão alimentar, levando a um relacionamento negativo com a comida”.
Ela também apontou que o consumo de um alto número de calorias no “dia do lixo” pode prejudicar todo o trabalho duro de ter comido de forma saudável ao longo dos seis dias anteriores. Em vez de fazer isso, consumir “tudo com moderação” – permitindo-se comer mais ou menos do que você quer, contanto que balanceie a ingestão com alimentos nutritivos que fazem bem à saúde – pode ser uma forma preferível de obter sucesso ao tentar perder peso.

You Might Also Like

0 comentários