Tesouro Direto: aprenda o que é e por que investir
agosto 02, 2017Tesouro Direto: aprenda o que é e por que investir
Quando se fala em investimentos no Brasil existem muitas opções, e o Tesouro Direto é uma delas. Semelhante à caderneta de poupança, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), a diferença é que no Tesouro o Governo emite os títulos para a captação de recursos com o objetivo de ajudar na infraestrutura do país.
Nos últimos anos esse investimento ganhou bastante destaque por suas vantagens em relação aos outros. Para o Reinaldo Domingos, Doutor em Educação Financeira, o Tesouro Direto é uma das melhores formas de investir, porque é o investimento que mais rentabilizou o dinheiro das pessoas nos últimos anos.
“A importância de investir no Tesouro é que você contribui pra o desenvolvimento do país e ainda o Governo vai te pagar juros por esse investimento feito. Os títulos públicos ganharam espaço no mercado, porque estão muito transparentes e acessíveis à população. É muito fácil entender como funciona, e você pode investir praticamente sozinho, resgatar quando quiser, e receber no dia seguinte”, contou o especialista.
Como escolher o título que vou comprar?
Existem dois tipos de Títulos Públicos, o pós-fixado e o pré-fixado. O pré-fixado é o que já tem data determinada, pode ser de curto, médio e até longo prazo. Nesse caso o investidor já sabe o valor que vai receber se ficar com o título até o vencimento. Domingos conta que o ponto negativo dessa opção é que se você precisar resgatar antes do prazo determinado, pode acabar perdendo dinheiro.
O outro tipo é o pós-fixado que tem rendimento variado de acordo com a taxa contratada e um indexador como taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) e inflação. Ele pode ser resgatado a qualquer momento, e só nessa hora você saberá o valor rentabilizado.
O Tesouro Direto é um investimento com muitas vantagens
Quando comparado aos outros investimentos que existem no Brasil, os títulos públicos possuem muitas vantagens. Confira algumas delas abaixo:
Comodidade: você pode fazer as operações sem sair de casa, pelo site do Tesouro Direto. Não é preciso pegar fila de banco.
Comodidade: você pode fazer as operações sem sair de casa, pelo site do Tesouro Direto. Não é preciso pegar fila de banco.
Carteira diversificada: você pode investir em diversos títulos diferentes ao mesmo tempo.
Rentabilidade: o rendimento é muito competitivo se comparado às outras formas de investimento, e ganha até da caderneta de poupança, acima de 2,5% ao ano.
Liquidez: o Tesouro garante a recompra diária dos seus títulos públicos. Você pode resgatar antecipadamente todos os dias a preço de mercado e os resgates podem ser efetuados das 9h30 às 18h, nos dias úteis.
Garantia: o governo se torna uma garantia do seu retorno, por isso os títulos públicos têm o menor risco da economia.
Baixo investimento: é possível investir a partir de R$30,00, os valores são referentes a 1% do valor de um título, já descontando as taxas de serviços cobradas. Não é preciso muito dinheiro, qualquer pessoa com CPF e conta em uma instituição financeira habilitada pode ser um investidor do Tesouro. Vale lembrar que os títulos do Tesouro também têm um limite máximo de aquisição por investidor, que é de R$1.000.000,00 (um milhão de reais) por mês.
E quais são as desvantagens?
“As desvantagens de investir no Tesouro Direito são as taxas cobradas: tributação de imposto de renda, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxa sobre operação e outras taxas”, contou Reinaldo.
O imposto de renda (IR) é cobrado anualmente e incide no momento do resgate dos títulos ou no recebimento das parcelas semestrais de juros.
Como escolher uma corretora?
“As corretoras não cobram a mesma taxa, o valor não é tabelado. É importante pesquisar e encontrar a que você mais gosta, que dá mais atenção ao seu caso, atendimento e passa mais confiança”, sugere Domingos. “As taxas de administração variam de 0 a 2%, analise com qual você mais se identifica”, completou.
Qual o grau de risco desse investimento?
Os títulos são investimentos de baixo risco, pois o governo é o credor. Mas todos os investimentos possuem riscos, por isso o mais importante é não concentrar todo o seu investimento em um único local.
Saiba como investir
Para investir no Tesouro Direto faça um cadastro no site e abra uma conta em uma das corretoras de valores indicadas. Analise o prazo do título que pretende comprar junto com o seu objetivo de rentabilidade. Acompanhe o desempenho, faça reinvestimentos automáticos, programe uma compra e faça resgates diários tudo pelo site.
A dica mais importante para investir
“Quando se trata de investimento, a dica mais importante é nunca concentrar todo o seu investimento em um único tipo ou instituição. Invista no máximo 25% do seu dinheiro no Tesouro e pulverize o restante nos outros métodos”, evidencia o Educador. O Tesouro é o investimento ideal para quem quer realizar algum desejo a médio e longo prazo, ou seja de um a 20 ou 30 anos.
Reinaldo afirma que quando queremos investir precisamos ter um propósito, seja uma viagem, apartamento, festa de casamento, ou outra meta. “O importante é deixar o seu dinheiro “carimbado”, ele precisa ter uma finalidade para você não gastar”, completou.
Hoje ele é Doutor em Educação Financeira, escritor, palestrante, educador e terapeuta financeiro. Além disso possui um canal no Youtube Dinheiro à vista, onde dá dicas sobre vida financeira, como economizar e investir seu dinheiro e também fala sobre tesouro direto como neste vídeo.
Casos pontuais
Recentemente, a crise política que o país está enfrentando afetou a economia, e o governo suspendeu as operações do Tesouro com o objetivo de garantir que as transações fossem feitas com taxas justas. Quando o governo verifica aumentos ou quedas bruscas nos preços dos títulos públicos, ele suspende temporariamente as ações e depois retorna.
No site do Tesouro Direto é possível encontrar muitas dicas, sugestões, informações, curso gratuito e on-line, os títulos à venda, avisos importantes, vídeos explicativos, calcular a rentabilidade e até descobrir qual tipo de investimento é o melhor para o seu perfil, acesse o site e comece a investir.
0 comentários