6 sinais de que você precisa maneirar suas doses de café

maio 07, 2019

6 sinais de que você precisa maneirar suas doses de café

Café está associado a diversos benefícios para a saúde. Mas, em altas quantidades, ele pode atrapalhar o sono e até causar dores de estômago.


Para muita gente, tomar um cafezinho é essencial para começar o dia. E depois do almoço, no meio da tarde, e no jantar, e assim vai. Não é novidade que a cafeína pode ser viciante para algumas pessoas, e isso pode se converter em alguns problemas de saúde. 

Apesar de o café conter substâncias benéficas para a saúde, como combater o câncer e diminuir o risco de diabetes, ele também pode trazer malefícios ― se consumido em alta quantidade. Mas, afinal, quando é possível saber que as doses de café estão exageradas? 


Não existe uma quantidade ideal, na verdade, pois cada organismo reage de forma diferente com a ingestão de café. Uma pessoa pode tomar 1 litro por dia, e outra não aguentar nem uma xícara. 
O site The Daily Meal enumerou alguns dos efeitos colaterais mais comuns do café, se tomado em altas doses. Veja abaixo quais são eles. 

Você não consegue dormir direito

DEMAERRE VIA GETTY IMAGES

Insônia ou noites mal dormidas podem ter muitas causas, sendo uma delas o excesso de cafeína, que é estimulante. A tolerância à cafeína muda de pessoa para pessoa, mas em grande quantidade, está associada à insônia e má qualidade do sono. Quantidade moderada de café parece não ter nenhum efeito, segundo pesquisa.

Você tem crises de ansiedade

Café ajuda a desencadear a liberação de adrenalina. Você pode se sentir melhor e mais energizado, mas também mais ansioso. Na verdade, o transtorno de ansiedade induzido pela cafeína está listado no DSM-5, uma ferramenta americana de diagnóstico para psicológicos, juntamente com outros diagnósticos relacionadas à substância.
Se você se sente ansioso quando exagera no café, ou se os sintomas normais de ansiedade começarem a piorar, talvez seja melhor reduzir a ingestão da bebida. 

Você se sente constantemente desidratado

ND3000 VIA GETTY IMAGES

Na verdade, café não é diurético, apesar de todos acreditarem nisso. Mesmo assim, ele te faz urinar com mais frequência ― e isso pode ser um problema para quem não tem o costume de beber água, pois pode aumentar a desidratação. 
Alguns sinais de desidratação são cabelos e pele opaca, dor de cabeça, olhos e boca seca. 

Você sente dores de estômago

Por muito tempo, pessoas acreditavam que café pode causar úlceras no estômago. Cientistas dizem que isso não é verdade, porém altas doses de café podem ajudar a piorar quadros de gastrite. Se seu estômago dói após uma manhã com mais de 3 xícaras de café, talvez seja melhor procurar um médico. 

Você anda irritado

Café pode melhorar o humor, nos dando mais energia. Porém, o exagero de estímulo pode causar efeito reverso e causar irritabilidade, principalmente em ambientes com barulho e estressantes. 

Seu sorriso está amarelo

NTSTUDIO VIA GETTY IMAGES

Você tem notado que seus dentes têm amarelado ultimamente? Este é um dos efeitos negativos das doses extras de café. Café contém substâncias como taninos, que grudam no dente e os deixam amarelados.

You Might Also Like

0 comentários