INTERNACIONAL ESTADOS UNIDOS Trump ordena ataque dos EUA contra tropas sírias apoiadas pela Rússia

abril 08, 2017

Após acusar governo de Damasco de utilizar armas químicas contra civis, presidente americano autoriza ação militar com dezenas de mísseis Tomahawk lançados de destróieres no Mediterrâneo; bombardeio representa mudança na estratégia do país
Imagem relacionada

WASHINGTON - Os EUA fizeram na quinta-feira, 6, sua primeira ofensiva militar direta contra posições do governo Bashar Assad na Síria, em retaliação ao ataque com armas químicas que provocou a morte de cerca de 100 pessoas na terça-feira. O bombardeio contra pistas de pouso, aviões e centrais de abastecimento representa uma guinada na posição do governo de Donald Trump. Na semana passada, ele declarou que o afastamento do dirigente sírio havia deixado de ser uma prioridade para Washington.
O ataque também representa um contraste com a posição menos intervencionista defendida pelo presidente durante a campanha, quando repetiu que os EUA não poderiam ser a “polícia do mundo” e deveriam colocar questões domésticas em primeiro lugar. Na noite de quinta, Trump disse que combater o uso de armas químicas faz parte da defesa de “interesses de segurança nacional vitais” dos EUA. “Esse não foi um ataque pequeno”, afirmou o chefe do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, H.R. McMaster - 59 mísseis Tomahawk foram lançados contra a Síria.

You Might Also Like

0 comentários